Brasil Cachaças 2025 reforça compromisso com a legalidade, qualidade e segurança na produção da bebida genuinamente brasileira
- leandro6151
- 10 de out.
- 2 min de leitura

O Brasil Cachaças 2025, que será realizado de 22 a 25 de outubro, em João Pessoa (PB), reunindo empresas produtoras de 14 estados brasileiros, reforça seu compromisso com a legalidade, a segurança e a valorização da cachaça autêntica, produzida dentro dos padrões legais e sanitários que garantem qualidade e confiança ao consumidor.
Em um momento em que o setor de bebidas enfrenta desafios relacionados à circulação de produtos clandestinos, o festival se posiciona de forma clara: apoia e dá espaço exclusivamente a empresas legalmente constituídas, que atuam com transparência, responsabilidade e respeito às normas que regem o setor produtivo da cachaça no Brasil.
“O Brasil Cachaças é um evento que nasce da valorização da bebida genuinamente brasileira e de todos os produtores que trabalham de forma correta e comprometida. É um espaço de celebração, mas também de responsabilidade, onde cada participante tem a segurança de estar conhecendo e degustando cachaças de origem legal e qualidade reconhecida”, destaca Fernanda Melo, realizadora do festival.
Para garantir a tranquilidade e a confiança do público, a organização do evento está reforçando os processos de controle e transparência, assegurando aos visitantes que todas as marcas participantes cumprem as exigências legais, sanitárias e fiscais estabelecidas para a produção e comercialização da cachaça.
O Brasil Cachaças 2025 também repudia e combate a presença de produtos clandestinos, que não passam por controle sanitário, não recolhem impostos e colocam em risco a saúde do consumidor. A ilegalidade prejudica o produtor correto, o Estado e a sociedade. O evento defende que a fiscalização seja técnica, justa e orientadora, fortalecendo quem atua de forma legal e responsável.
Reconhecida como bebida símbolo do Brasil, a cachaça movimenta cerca de R$ 15,5 bilhões por ano, gerando mais de 600 mil empregos diretos e indiretos em todo o país. Na Paraíba, o setor tem destaque especial: são mais de 100 engenhos em funcionamento e uma produção anual de aproximadamente 25 milhões de litros, colocando o estado como o segundo maior produtor de cachaça de alambique do Brasil.
Ao reunir produtores, especialistas e apreciadores de todas as regiões, o Brasil Cachaças 2025 se consolida como um dos maiores eventos do país dedicados à bebida genuinamente brasileira, promovendo negócios, cultura e experiências sensoriais. O público poderá conhecer e degustar as melhores cachaças do Brasil durante a Feira de Exposição, que acontecerá de 23 a 25 de outubro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
“Reconhecemos e valorizamos o trabalho dos produtores que atuam legalmente e que, com dedicação e qualidade, levam a cachaça brasileira para os quatro cantos do mundo. O festival é um espaço de celebração dessa trajetória, de confiança e de orgulho para o nosso país”, reforça Fernanda Melo.
O Brasil Cachaças 2025 é realizado com o apoio da Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Alambique (ANPAQ), Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Programa Empreender Paraíba e Fundação Espaço Cultural (Funesc), com a parceria institucional da Fecomércio Paraíba, FAEPA/SENAR, Banco do Nordeste e Sebrae.




Comentários