top of page
  • Foto do escritorThayna Chaves

Cachaça e cozinha: uso culinário da bebida que é símbolo de brasilidade


Em novembro, a bebida nacional terá um evento dedicado a ela: o Brasil Cachaças acontece em João Pessoa, na Paraíba





Versátil e de sabor inconfundível, a cachaça é uma bebida genuinamente brasileira, produzida a partir da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar. Além de ser apreciada como uma bebida alcoólica, a cachaça também tem um papel importante na gastronomia, trazendo um sabor único e característico aos pratos.


O uso da cachaça na culinária remonta aos tempos coloniais, quando os escravos utilizavam a bebida para temperar e conservar alimentos. Com o passar dos anos, a bebida foi se consolidando como um ingrediente essencial em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.


Na gastronomia, a cachaça é utilizada de diversas formas. Ela pode ser usada como um ingrediente para flambar carnes, frutos do mar e legumes, trazendo um sabor defumado e adocicado aos pratos. Além disso, também é utilizada como base para molhos, marinadas e caldas, conferindo um toque especial e diferenciado às preparações. A bebida também é utilizada no preparo de sobremesas, como brigadeiros, bolos e sorvetes, proporcionando um sabor único e marcante.


"A cachaça é um ingrediente coringa na cozinha. Da entrada à sobremesa, ela cai bem em vários tipos de preparos. Ela traz uma dimensão extra às preparações, com um sabor único e bem brasileiro. Ela é sempre mais lembrada nos drinks, claro, mas pode se tornar protagonista em qualquer receita", diz a chef pernambucana Bárbara Valença.


Além de seu valor gastronômico, a cachaça também possui um importante papel cultural e econômico. A bebida está intrinsecamente ligada à história e à identidade brasileira, sendo considerada um patrimônio cultural do país. A produção do destilado movimenta a economia de diversas regiões, gerando empregos e fomentando o turismo.


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC), a bebida é um dos destilados mais consumidos no mundo, sendo produzida em várias destilarias espalhadas pelo Brasil. A Paraíba está entre os principais estados produtores, juntamente com São Paulo, Pernambuco, Ceará e Minas Gerais.


No entanto, é importante ressaltar que o consumo responsável da cachaça é fundamental. Assim como qualquer bebida alcoólica, o seu consumo em excesso pode trazer consequências negativas para a saúde. Portanto, é essencial apreciá-la com moderação.


Para Fernanda Melo, sommelier de cachaça e organizadora do Brasil Cachaças, ao experimentar receitas que utilizam a bebida, estamos não apenas apreciando uma bebida, mas também reconhecendo e valorizando a riqueza cultural e gastronômica do Brasil. “O uso da cachaça na gastronomia é uma forma de valorizar e ressaltar os sabores e aromas brasileiros. Além de trazer um toque especial aos pratos, a cachaça também representa uma importante herança cultural e econômica do país”, disse.



Sobre o Brasil Cachaças


O Brasil Cachaças, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, tem como objetivo discutir a promoção da cadeia produtiva da Cachaça, além de expor e comercializar produtos e serviços, aproximar o produtor/cachaça com os consumidores; difundir a história, qualidades e valores sensoriais da cachaça entre consumidores e produtores, fomentar o consumo responsável da bebida, aproximar novos mercados e seus consumidores, disseminar conhecimento sobre a temática com palestras técnicas, reforçando o compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Para a edição deste ano, são esperados mais de 3,5 mil participantes que vão falar sobre economia, história, cultura, gastronomia, tecnologia de produção, entre outros temas em destaque, durante os três dias. O evento contará com dois momentos: o 3º Seminário de Cachaças do Brasil, que será realizado no Centro de Educação Empreendedora Sebrae, no dia 03 de novembro, e a Feira de Cachaças do Brasil, nos dias 04 e 05, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, na Paraíba.


Serviço - Brasil Cachaças

Data: 03 a 05 de novembro, em João Pessoa, Paraíba.

Mais informações:

www.brasilcachacas.com

www.instagram.com/brasilcachacas

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page