top of page
  • michellesousa350

Seminário vai reunir pesquisadores e estudiosos da cachaça em João Pessoa

Atualizado: 14 de out. de 2022


Da tributação à gastronomia e drinkologia. Da magia da fermentação aos caminhos pela Paraíba e no exterior. Esses são alguns dos temas que vão fazer parte do II Seminário de Cachaças do Brasil que está com inscrições abertas e deve reunir em João Pessoa nos dias 21 e 22 de outubro pesquisadores e estudiosos desse destilado, um dos mais consumidos no mundo.


O II Seminário integra a programação do Brasil Cachaças, evento que vai acontecer no Espaço Cultural incluindo uma feira que já conta com a participação confirmada de 60 cachaças, incluindo 23 da Paraíba e representantes também dos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.


Para se inscrever no seminário, basta acessar o site do evento e clicar na aba ingressos. A primeira palestra será com o professor André Ricardo Alcarde sobre metodologia para determinar o grau de envelhecimento da cachaça. Ele é Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP.


Logo em seguida, o tema Magia da Fermentação será trazido pelo consultor nas indústrias de alimentos, bebidas e bioprocessos João Scavuzzi; A Sommelier de Vinhos e Cachaça e Consultora de Bares e Restaurantes Jessica Sanches vai trazer ao seminário o instigante tema da ‘​​Mixologia e drinkologia, será o futuro da cachaça?’.


Fechando a programação do dia, uma Mesa Redonda sobre a Tributação da Cachaça com o advogado tributarista Felipe Crisanto e o Procurador da Fazenda Nacional Yuri Excalibur sob a mediação do diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Carlos Lima.


O II Seminário de Cachaças do Brasil ainda vai trazer no dia 22 de outubro palestras sobre Cachaça e Gastronomia Brasileira, com o Chef Cumpadre João; Cachaça, diferentes estilos do destilado que formam um país com Felipe Jannuzzi, fundador do Mapa da Cachaça.


Também serão apresentados ‘Os caminhos da cachaça na Paraíba’, palestra da professora Ingrid Dantas, do departamento de Gastronomia da UFPB; A Mesa Redonda do dia vai debater o Mercado da Cachaça no Brasil, com a participação de Illan Oliveira da Distribuidora Solution, Cícero Bernardo da Silva – da Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB), tendo como mediador Múcio Fernandes da Cachaça São Paulo.


O Brasil Cachaças é um evento patrocinado pela prefeitura de João Pessoa e tem como parceiros colaborativos o Governo do Estado da Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq-PB), Fecomercio-PB, Sebrae-PB, Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Associação Paraibana de Produtores de Cachaça de Alambique (ASPECA) e Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA).


Mais informações e inscrições:

12 visualizações0 comentário
bottom of page